segunda-feira, 5 de março de 2007

Gancho

Todo aspirante de merreca preza essa palavra: gancho. Profissionais da comunicação cismaram que ela remete a algo já dito. Exemplo: escrevi sobre um momento delicioso ouvindo jimi hendrix. Dia seguinte entro no portal uol e vejo o lançamento do que foi chamada "a" biografia do mestre cervejeiro, não, do mestre guitarrista.

o link para a notícia: http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/elpais/2007/03/04/ult581u2018.jhtm

como, obviamente, ninguém irá acessar...conto alguns pontos importantes:

1) o autor, Charles R. Cross, não viveu na época de jimi. fato que traria insatisfação aos mais ortodoxos, mas é justamente essa palavra que define o estilo do escritor. baseado em pesquisas e na vasta documentação já realizada por músicos companheiros ou por outros homens das letras, Cross analisa os fatos de maneira crua e nua. exatamente como a vida de hendrix foi. desde a sua origem pobre, até a sua meteórica ascensão no mundo psicodélico de londres.

2) mitificação da máxima "drogas, sexo e rock 'n' roll"... já tanto desgastada...o autor recupera a fase criativa, a fase louca e a fase distrutiva do astro.

3) em seu currículo, Cross escreveu a biografia de Kurt Cobain, ex-nirvana, e se deu bem...aceitação de público e de mídia. vale a pena conferir.

Nenhum comentário: